segunda-feira, 30 de junho de 2008

ÁFRICA [Nina Rosa]

foto: Pierre Verger
Depois de fazer uma reportagem sobre mulheres africanas no Brasil meu interesse por esse povo ficou maior ainda. Explico o maior ainda: sempre me interessei pela cultura negra, em particular pela beleza negra (masculina então, nem te conto!). Mas voltemos à cultura. Durante a reportagem conheci a Neca. Jovem, negra, bonita. Veio de São Tomé e Príncipe em busca de estudo e liberdade. Entrevistei a Maria Odete Semedo, escritora e ex-ministra da educação e da saúde de Guiné Bissau. Forte na política e na poesia. Conheci ainda a angolana Maria, que na década de setenta veio para o Brasil com o marido e as três filhas, fugindo da guerra. Artista plástica vê cores parecidas na África e no Brasil. Mulheres com uma vida tão diferente e tão semelhante à nossa. Todas falaram da guerra e da fome. E a gente fica com pena. Como se os morros brasileiros não estivessem guerreando, como se tantas crianças não estivessem subnutridas aqui também. Mas falaram das cores, da música, da comida. Segundo elas, tudo diferente e ao mesmo tempo parecido. No mês passado fui a um lugar chamado Casa África, aqui em Belo Horizonte. É uma mistura de barzinho e espaço cultural, que fica nos fundos de uma casa. O chão é coberto por esteiras e as cortinas coloridas. Almofadas substituem as cadeiras e a comida é temperada e forte. Lá dentro uma mistura engraçada: português com português. Sotaques diferentes. Muito parecido com quando a gente reúne brasileiros de diferentes regiões. É tudo português. Mas nem parece. Nossa história com a África é tão embolada. Triste da escravidão e alegre de cultura. Passei a semana com o cabelo trançado. Trança de raiz, penteado africano. Branca de pele e negra por opção.
“Em que língua escrever As declarações de amor? Em que língua cantar As histórias que ouvi contar? Em que língua escrever Contando os feitos das mulheres E dos homens do meu chão? Como falar dos velhos Das passadas e cantigas? Falarei em crioulo? Mas que sinais deixar Aos netos deste século? Ou terei de falar Nesta língua lusa E eu sem arte nem musa Mas assim terei palavras para deixar Aos herdeiros do nosso século Em crioulo gritarei A minha mensagem Que de boca em boca Fará a sua viagem Deixarei o recado Num pergaminho Nesta língua lusa Que mal entendo Ou terei de falar Nesta língua lusa E eu sem arte nem musa Mas assim terei palavras para deixar Aos herdeiros do nosso século Em crioulo gritarei A minha mensagem Que de boca em boca Fará a sua viagem Deixarei o recado Num pergaminho Nesta língua lusa Que mal entendo E ao longo dos séculos No caminho da vida Os netos e herdeiros Saberão quem fomos” (Maria Odete Semedo in “Entre o Ser e o Amar” INEP, 1996 )

Marcadores:

3 Comentários:

Blogger Nina disse...

??????????????????????????????????

30.6.08  
Blogger Ari disse...

O seu lugar é na Bahia, uai! Deixa a Nina Rosa em Belô e vem ser a Nina Preta do Pelô.

1.7.08  
Blogger Nina disse...

Ô Seu Ari, sabe que não é má idéia? Quem sabe não mando uns currículos pra Bahia?

2.7.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial












A chic é Rosana
Não usa pretinho
pra não dar pinta





Denis
coluna tranqüila
e coração ereto






Tássia
pin up e lambe-lambe
Lambe cria






Dorotéia
só escreve em italic







Paula Bolzan






Nívea Bona
Marca compasso
Vem pro abraço






Marina Victal
Mineira apresenta armas
Espada em punho








Melhores de 2008
Em 2009 eu vou...
Melhores de 2009
Em 2010 eu vou...
Melhores de 2010
Em 2011 eu vou...
Melhores de 2011
Em 2012 eu vou...
Melhores de 2012
Em 2013 eu vou...
Enviado Divino
Meu Primeiro Professor









    I Clichê


    II Clichê


    III Clichê


    IV Clichê


    V Clichê


    VI Clichê




      Assinar
      Postagens [Atom]