terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A noite em que Santa Maria vestiu branco

Hoje a lua cheia cintila mais do que em outras noites. Está maior e mais próxima. E foi desse jeito que ela iluminou a multidão chegando, silenciosa, à praça central da cidade.
Nessa noite, 28 de janeiro de 2013, Santa Maria vestiu-se de branco. Seu povo se concentrou em frente à praça Saldanha Marinho, no centro da cidade. Logo não havia mais praça, nem rua, nem canteiros...Fez-se um mar de gentes, todas de branco, uníssonas em suas vozes, em suas palmas, em seu canto. Gentes que nasceram aqui, que vieram depois, que foram e voltaram, que foram mas ainda estão. 
Depois, seguiram caminhando. E na medida que percorriam as ruas rumo ao centro desportivo - local onde os 231 corpos foram identificados e, muitos, ali mesmo velados-, outras pessoas se somavam. 
Trinta e cinco mil, aponta a brigada militar. "Dez mil, quinze? Acho que éramos uma só pessoa com milhares de passos", diz o filósofo que também é fotógrafo. 
A dor coletiva que tornou todos uma só pessoa, se transformou em mobilização. Iniciativa de um e outro, num movimento espontâneo convocado via facebook.
Rostos estranhos andando lado-a-lado pelas ruas da cidade. Mas ali eram todos iguais, todos movidos pela mesma razão, todos em comoção, todos desolados, em oração, interrompida apenas por ondas de palmas que seguiam em seu ritmo de mar, e em pedidos por justiça.
O centro desportivo não comportou a todos. Não eram esperados tantos. Os violinos calaram as gentes e os chamaram a cantar. Foram abraços sentidos, tantas lágrimas, tanta lástima, tanta tristeza, tanto silêncio. 
A imprensa registrou o retrato da dor. A nossa dor. Já se disse tudo.  A partir daqui, tudo será redundante. Suites de um acontecimento que cessa com o enterro dos mortos. Eles se foram e agora... é preciso continuar. Ainda há feridos para cuidar.

2 Comentários:

Anonymous Denis Rivera disse...

Forte Pró. E firme! Como seria de se esperar de uma mulher que "abre champagne com o sabre".
Estamos juntas!

30.1.13  
Blogger Dna. Bona disse...

Amiga, esse é mais um momento-desafio que nos faz olhar para quem fica. Quem foi está no aconchego do Pai/Mãe eternos. Quem fica, fica com um buraco. E é desse buraco que devemos tratar pq ele também mata. Aos poucos e de maneira ainda mais dolorosa. A vida, bem tão precioso, precisa ser cuidada, aguada, protegida. E é dela que devemos cuidar. Manda meu abraço fraterno de caminhada junta pra todos os pais que encontrar. Eu não tenho ideia da dimensão da dor deles. Mas sei que é algo além do insuportável. Por isso, se encher de vida é a opção de sobrevivência. Imagino que só temos essa. beijo

30.1.13  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial












A chic é Rosana
Não usa pretinho
pra não dar pinta





Denis
coluna tranqüila
e coração ereto






Tássia
pin up e lambe-lambe
Lambe cria






Dorotéia
só escreve em italic







Paula Bolzan






Nívea Bona
Marca compasso
Vem pro abraço






Marina Victal
Mineira apresenta armas
Espada em punho








Melhores de 2008
Em 2009 eu vou...
Melhores de 2009
Em 2010 eu vou...
Melhores de 2010
Em 2011 eu vou...
Melhores de 2011
Em 2012 eu vou...
Melhores de 2012
Em 2013 eu vou...
Enviado Divino
Meu Primeiro Professor









    I Clichê


    II Clichê


    III Clichê


    IV Clichê


    V Clichê


    VI Clichê




      Assinar
      Postagens [Atom]