sábado, 11 de agosto de 2012

Olimpíadas

Bola, massa, fita, arco. Substantivos comuns, simples nomes de objetos. Ledo engano. São sonho, puro sonho. São pontes para o etéreo, são armas das heroínas. Ninfas, musas, bailarinas de caixa de música: encarnação da beleza e da graça. Recupera-se hoje um pouco do encanto da ginástica na olimpíada. Sou uma apaixonada por ginástica, daquelas que ainda viúvam a CCCP, que foram abduzidas pelas atletas soviéticas, polacas e romenas do bom e velho comunismo. Do tipo que não gosta muito de acrobacias cravadas – que de tão fortes machucam o tablado e ecoam o barulho do corpo castigando o chão em exercícios perfeitos. A cada série acrobática impecável das americanas me pergunto porque gosto desse esporte. Cada comentário sobre os exercícios que as meninas copiam dos meninos confirma que as apresentações ganham em exatidão e perdem em graciosidade.
São perfeições de engenharia humana: panturrilhas de aço, abdômen de tanquinho – daqueles que dá pra lavar roupa de guerra ou cheia de mancha e deixar todos os panos limpos e surrados! Corpos duros de músculos, flexíveis – quase máquinas! Elas são de tirar o fôlego e a imaginação. Dá dó! Fico por demais saudosa dos jogos olímpicos da década de oitenta e do início da década de noventa! Quando se respirava uma versão da guerra fria mais animada, quando torcíamos pra os EUA e os europeus ocidentais ou para a CCCP e os comunistas do leste, não tinha como ficar em cima do muro. Hoje acho tudo muito competitivo – os atletas são outdoors ambulantes de marcas esportivas que querem nos vender não só os produtos, mas os corpos magros. Parece loucura, preferia quando se tratava de propaganda do Estado!! Novos tempos com remorar liberal desvinculam todos de tudo e ficamos ricos em concorrência e competição cheirando a dinheiro e dinheiro – somos gente convertida em suporte de produto. Sei que esporte é competição, mas era diferente.
Deixa explicar melhor com um exemplo: a medalha de bronze do individual geral da ginástica rítmica, uma lituana. Essa garota não era a melhor, entrou sabendo disso, competiu sabendo – o reinado é russo, russinho da silva! A garota entra, no seu terceiro ou quarto traje cravejado de cristais e com sua fita. Um minuto e meio e quem assiste esquece do mundo e respira fantasia e leveza. Respira saudade e poesia. Respira junto com ela e o traço que cria movimento e cor. Por um minuto e meio quem assiste vê arte e esquece da competição. A apresentação finaliza sem concluir a peça. É quando ela irrompe num choro transbordado de sentimento e beija o tablado com intimidade de amante.
Ela chora: não ganhou, nem perdeu.
Ela chora e beija seu carrasco e amor.
Ela chora porque venceu com esforço todos os monstros internos.
Ela chora: conseguiu mostrar seu melhor.
Ela beija o chão – ele é palco sagrado, ali desabrocha seu corpo convertido em sonho.
Sua arte. Esqueço que é olimpíada.

Marcadores:

3 Comentários:

Blogger Denis disse...

Puta que pariu! Que lindo...
Eu estava na sala de espera do médico. Televisão ligada. As atendentes e telefonistas falavam baixinho baixinho e todos - TODOS - num silêncio total. Nem barulho de página de revista. Todos mudos, vivendo esses minutos e meio mágicos...

11.8.12  
Anonymous Doroteia disse...

E quando ela vem, entra arrasando quarteirão!PQP!!!

11.8.12  
Blogger Dna. Bona disse...

É. Tudo virou competição. Hunf.

13.8.12  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial












A chic é Rosana
Não usa pretinho
pra não dar pinta





Denis
coluna tranqüila
e coração ereto






Tássia
pin up e lambe-lambe
Lambe cria






Dorotéia
só escreve em italic







Paula Bolzan






Nívea Bona
Marca compasso
Vem pro abraço






Marina Victal
Mineira apresenta armas
Espada em punho








Melhores de 2008
Em 2009 eu vou...
Melhores de 2009
Em 2010 eu vou...
Melhores de 2010
Em 2011 eu vou...
Melhores de 2011
Em 2012 eu vou...
Melhores de 2012
Em 2013 eu vou...
Enviado Divino
Meu Primeiro Professor









    I Clichê


    II Clichê


    III Clichê


    IV Clichê


    V Clichê


    VI Clichê




      Assinar
      Postagens [Atom]