terça-feira, 24 de julho de 2012

A FREIRA

Mudança de hábitos.
Este é o meu tema favorito da hora [além da paixão pra sempre pelo Tufão]. Posso fazer uma lista dos temas a serem mudados [e esquecer vários].
Em tempos de virtualidade pra que guardar milhares de fotos em papel colorido brilhoso coladas de tanto tempo não vistas? Mas papel é uma coisa que faz parte da vida de quem tem mais de 40. Ou de 50. Levanta a mão quem tem agenda/diário desde 1979? Eu tenho. Também tenho o diploma de primário do meu pai chamado de "Certificado do Curso das Escolas Municipais" assinado pelo prefeito de Santos em 1935. Saindo do papel, tenho a bola de polo a cavalo que meu amigo gaucho Sampaio me deu. Uma garrafa de licor de anis em formato de casinha com chaminé, que minha mãe abriu e tomou toda de uma vez só pra choque do meu pai, que chegou em casa e encontrou ela dançando com a enceradeira elétrica na sala. Tenho meu primeiro sapato. Sapatinho de bebê. Com banho de prata. Também tenho o ovo que minha mãe usava pra "cerzir" meias. Tenho fitas Umatic, VHS, K7 e K7 mini. E filmes Super 8.
Guardar é hábito. Hábitos são quase vícios. Tomar café frio. Comer macarrão com feijão. Usar a camisetona com o lado esquerdo da barra preso na cintura. Tirar os sapatos sempre que senta. Usar chapéu no inverno. Samambaia na sala. Óculos enormes. E escrever. De vez em quando né fófis? E aqui chegamos. Retornadas [gostei da palavrinha: retornadas]. E todas com o mesmo hábito: escrever pouco. E me questiono. Não entendo porque não deitamos falação. Não percebo como a preguiça toma conta dos nossos dedinhos. Não sei porque com caneta e papel escrevíamos mais. Não quero crer que nosso ego é tão pequeno assim... mas vá saber os mistérios da nossa vã filosofia...
Sei que eu faço aqui um voto de escrever todo dia par. Escrever mesmo, não só botar figurinha. Também começo a comer moooito menos pra emagrecer mooooito. Em amor eterno ao Tufão vou usar uma chuteirinha no pescoço e pra fechar a mudança de hábitos viro freira. Amém.

Marcadores:

4 Comentários:

Blogger Dna. Bona disse...

Que delícia de textos! Ri gostoso aqui e virei fã da sua mãe!
Mas preciso fazer um aporte: a fatal de escritas não é preguiça não. É de se escrever demais. E hoje escrevo rios muito maiores do que quando tinha papel e caneta, tanto que minha letra hoje é indecifrável. Desenhar letrinhas é muito lento para a velocidade do pensamento de hoje... E assim, as minhas escritas são muito chatas: planos de ensino, investigações eternas, relatórios... Elas esvaem a minha energia, acho até pq são muito chatas. E escrever aqui ou no blog em geral é um pedaço de céu no dia a dia. Mas é só o que significa mesmo que vem para cá. Aquilo que é virada, que é insight, que faço questão de dividir com vcs como um bolo que acabou de ser assado na cozinha da Dorotéia e precisa ser partilhado enquanto está fumegando. Eu tenho prazer aqui. E por isso não vou marcar horário para ele. Pq ele vem quando quiser. Obrigada, D, por fazer-nos retornadas.

24.7.12  
Anonymous Rosana Zucolo disse...

Amei o retornadas!! Melhor do que o "detonadas" em que muitas vezes me vejo. Mas Nívea tem razão. Escrevemos demais em outras frentes por conta das circunstâncias em que nos metemos a professorar e a pesquisar sabe-se bem lá o quê! Minha caligrafia tb está uma coisa ilegível e ainda assim, mantenho um bloco e caneta ao lado da cama. É, ando escrevendo ali ...estórias para crianças quando a cabeça pára e não quer pensar no mundo adulto.Desconecto. Deve ser um mecanismo de defesa.
Adorei a sua mãe! Ando mesmo precisando bailar, mesmo que seja com a enceradeira. Também não descartei agendas e todo ano prometo fazê-lo. Avisarei quando concretizar.
E sim, já virei freira. Sabe como é, a convivência nunca é neutra.

Beijo e saudades

24.7.12  
Anonymous Doroteia disse...

Dona Denis, a senhora sabe mesmo mandar na Amélia. Este blog tá um luxo de novo!
Não tive tempo de me acertar com as senhas e tal. Mas qq hora volto, nem que tenha q pedir ajuda da patroa pra publicar. Besitos. A senhora é minha "Ídala"!

24.7.12  
Blogger Paula Bolzan disse...

Presente!
Concordo com Dona Bona, com a diferença que ando escrevendo em cadernos e blocos, fazendo artesanato,sem muita inspiração para teletelafriabrancaquepisca...

24.7.12  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial












A chic é Rosana
Não usa pretinho
pra não dar pinta





Denis
coluna tranqüila
e coração ereto






Tássia
pin up e lambe-lambe
Lambe cria






Dorotéia
só escreve em italic







Paula Bolzan






Nívea Bona
Marca compasso
Vem pro abraço






Marina Victal
Mineira apresenta armas
Espada em punho








Melhores de 2008
Em 2009 eu vou...
Melhores de 2009
Em 2010 eu vou...
Melhores de 2010
Em 2011 eu vou...
Melhores de 2011
Em 2012 eu vou...
Melhores de 2012
Em 2013 eu vou...
Enviado Divino
Meu Primeiro Professor









    I Clichê


    II Clichê


    III Clichê


    IV Clichê


    V Clichê


    VI Clichê




      Assinar
      Postagens [Atom]