domingo, 29 de julho de 2012

Memórias & Crenças

Se tem uma coisa que surge inesperadamente é a memória. De repente, "do nada", a gente conecta em algum lugar do passado.Outras vezes a conexão vem de ocorrências banais. Ontem lembrei das crenças que envolveram a minha infância no momento em que a Dorotéia deixou cair uma vassoura. Corri para juntá-la e vi ali, nesse movimento, a criança para quem, um dia, alguém disse que "não prestava" deixar vassouras no chão, porque a mãe da gente adoeceria. Passei anos na angústia de policiar as vassouras; e outros tantos para perceber que poderia ser um sapato virado, uma tesoura aberta, um copo esquecido, qualquer coisa que simbolizasse o pavor da perda da mãe.
 Tem gente que não passa por baixo de escada - coisa que nunca me atemorizou. Outros ficam em pânico quando quebram um espelho e veem ali os famosos sete anos de azar. Já quebrei tantos que perdi essa conta. 
Por aqui dizem que não se limpa a casa à noite, pois é jogar fora a "sorte" do ambiente. Há o medo do gato preto; não apontar o dedo para as estrelas, porque cria verrugas na ponta; não misturar melancias e uva...tantas que daria uma bela investigação das suas origens ( da lista de coisas para pós-tese). Nenhuma delas supera o meu horror infantil de ficar sem a mãe.

Marcadores:

4 Comentários:

Blogger Denis disse...

Perder a mãe é pior do que deixar os filhos?...Vocês, mães, não sabem o poder que tem...

29.7.12  
Anonymous Rosana Zucolo disse...

Depende do lugar Denis. A gente racionaliza as perdas e o deixar os filhos. Duro é perdê-los antes! Que os céus nos livre dessa inversão da cronologia.

29.7.12  
Blogger Amélia disse...

Shii... eu tô cheia de manias... Dá pauta né? Vou falar com A Patroa!

30.7.12  
Anonymous Anônimo disse...

Continuas juntando a vassoura,neh irmã?

3.8.12  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial












A chic é Rosana
Não usa pretinho
pra não dar pinta





Denis
coluna tranqüila
e coração ereto






Tássia
pin up e lambe-lambe
Lambe cria






Dorotéia
só escreve em italic







Paula Bolzan






Nívea Bona
Marca compasso
Vem pro abraço






Marina Victal
Mineira apresenta armas
Espada em punho








Melhores de 2008
Em 2009 eu vou...
Melhores de 2009
Em 2010 eu vou...
Melhores de 2010
Em 2011 eu vou...
Melhores de 2011
Em 2012 eu vou...
Melhores de 2012
Em 2013 eu vou...
Enviado Divino
Meu Primeiro Professor









    I Clichê


    II Clichê


    III Clichê


    IV Clichê


    V Clichê


    VI Clichê




      Assinar
      Postagens [Atom]