domingo, 29 de janeiro de 2012

Memória e esquecimento

Ivan Izquierdo é uma das maiores autoridades mundiais nos estudos neurocientíficos sobre a memória. Entre tantas afirmações poéticas e simples – porque escreve com certa poesia - ele enfatiza a função do esquecimento como uma das mais necessárias no processo de apreensão da vida. Antes de seguir em frente com a reflexão sobre seus estudos, permitam-me atribuir a verve poética de Izquierdo a sua nacionalidade argentina: creio que a coloração emocional promovida pelos ares que circulam do outro lado do rio Uruguai imprimem à alma algo de profundamente sentimental. Isso me agrada muitíssimo. Bom, encantamentos à parte, suas considerações são de grande importância.
Voltando ao autor, ele afirma que nosso cérebro tem como uma das suas habilidades mais constantes o esquecimento – para que possa manter sempre num ritmo de aprendizagem das vivências. Todavia, essa faculdade de esquecer tem sido alvo preferencial da agitação contemporânea que é tamanha: avalanches de informações inúteis mescladas com úteis; fantasias infindáveis sobre o futuro que oscilam entre sucesso e fracasso; podem nos levar à estagnação. STOP: o trem e vida param sem aviso! Nosso cérebro fica exaurido de tal forma que já não conseguimos registrar nada. E pressões de todo o tipo não esperam mais a maioridade para atacar em todas as faixas etárias - democraticamente. Andar assoberbado de informações afeta nossa memória, nossa capacidade de aprender, além de estimular alguns comportamentos indesejados. Na época atual, uma pré-adolescente entende bem o significado da palavra ansiedade – anos atrás, minhas colegas de escola e eu não fazíamos a menor idéia do que isso poderia significar. Nosso entendimento não ia além de um friozinho na barriga ou de uma emoção associada a um apaixonamento. Hoje uma garota é capaz de descrever como se sentiu ansiosa numa série de ocasiões distintas associadas a pessoas ou aos objetos – a possibilidade do que serão no futuro implica uma loteria ilusória capaz de mobilizar e adoecer os adolescentes.
Lembrar, esquecer, aprender implica em tempo. Tempo que os prazos ignoram. Tempo que a obsessão pelo futuro desconhece. Essa tal dimensão que confere humanidade e através da qual logramos descobrir as nossas reais fraquezas para vivermos com o que é inevitável.

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger Dna. Bona disse...

Ah tá! Agora eu entendo pq não tenho ideia de como foi minha infância e adolescência, pq apaguei a feição de vários colegas e sempre tenho que perguntar quem é fulano qdo me adicionam no facebook... Obrigada!

12.3.12  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial












A chic é Rosana
Não usa pretinho
pra não dar pinta





Denis
coluna tranqüila
e coração ereto






Tássia
pin up e lambe-lambe
Lambe cria






Dorotéia
só escreve em italic







Paula Bolzan






Nívea Bona
Marca compasso
Vem pro abraço






Marina Victal
Mineira apresenta armas
Espada em punho








Melhores de 2008
Em 2009 eu vou...
Melhores de 2009
Em 2010 eu vou...
Melhores de 2010
Em 2011 eu vou...
Melhores de 2011
Em 2012 eu vou...
Melhores de 2012
Em 2013 eu vou...
Enviado Divino
Meu Primeiro Professor









    I Clichê


    II Clichê


    III Clichê


    IV Clichê


    V Clichê


    VI Clichê




      Assinar
      Postagens [Atom]