quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A idade que Deus me deu

É aquela estória, manda quem pode e obedece quem tem juízo. E já que a patroa mandou, aqui vão as minhas reflexões sobre a idade e eu... coisa difícil de organizar. Mas tenho juízo! Eu estava aqui remoendo minhas considerações sobre a idade na minha vida e descobri que ela sempre se refere e aparece em comparação a algo externo a mim, algo que a sociedade traz, algo que esperam de mim, algo que antes foi dito como certo ou errado para determinada idade.
Vejamos. Todo mundo diz que pareço mais nova do que a minha idade realmente deveria aparentar. Ok, parece arrogante o aqui dito, e muitos deveriam se orgulhar dessas gentilezas, mas elas são tão freqüentes que ficaram sem graça. Aí tento entender o motivo das pessoas se assustarem tanto quando descobrem a minha real idade. - sou baixinha. E já descobri que pessoas mais altas parecem mais velhas. Minha irmã que o diga...
- ando de tênis, jeans e camiseta quase 90% do tempo. Logo, visto o uniforme de quem tem idade muito menor do que a minha. Ah, e uso mochila, muito por causa das freqüentes dores nas costas(o que não deixa de ser um sinal da idade)... - Tenho uma cara lavada quase todo o tempo. Significa que não tento esconder rugas, apesar delas estarem ali e eu as encontrar todos os dias no espelho pela manhã.
Assim, a sociedade julga que tenho uma idade entre 20 a 30 anos. Julga, porque está pressuposto que pessoas nessa idade devam se comportar dessa maneira, se vestir dessa maneira e ter essa determinada estatura... Aí o pessoal realmente desmaia quando descobre que tenho um filho de 20 anos. Com 1,90 de altura. Quando vêem a gente junto e descobrem que somos mãe e filho, quase morrem. Por que? Porque ele é um “velho” de 1,90 e eu uma “menininha” de 1,58. Ridículo, mas sinto na pele esse julgamento. O mesmo julgamento que é fundado na regrinha que as pessoas precisam ter uma vida ordenada da seguinte forma: estudar até os 20 e poucos, trabalhar pra caral..., se planejar, guardar dinheiro, casar, e só daí ter filhos. Bem, consigo ver nos olhos de todo mundo essa confusão, quando descobrem o óbvio com as perguntinhas: mas que idade você tinha quando teve ele? Ou de um jeito menos invasivo: mas que idade você tem, então? Aí a pessoa leva alguns segundos fazendo as contas pra vir com o comentário: ah, então você teve ele cedo, né?
O que é cedo? O que é tarde? Quando fiz meus 27 anos comecei a me preparar para os 30. Aí quando cheguei aos 30 não tive crise de idade, nem problema algum. Senti-me no alto do meu poder decisório, da minha liberdade de ir e vir e de ser o que eu bem podia. Tanto que tive coragem de namorar um moço 15 anos mais novo e fod.. a opinião pública. É a tal da idade do “eu posso”.
Agora, chegando perto dos 40, e eu sei que a Denis vai dar uma longa gargalhada frente às minhas dúvidas existenciais, eu não sei ao certo como agir. Novo relacionamento: posso ter mais filhos? Devo? Ou agora está tarde demais? Eu deveria já ter estudado tudo ou ainda tenho tempo? Posso largar tudo e fazer um mochilão pela Europa ou isso só é confiado aos que são “jovens”? Devo me comportar com uma “senhoura” de respeito ou continuo usando tênis?
A única questão que tenho certeza até o momento é a idade da minha morte: 120. Ah, não dá pra prever? Dá sim. Já avisei ao meu cérebro e ao meu corpo. E até lá, já que não cheguei ainda a um terço da minha vida, posso fazer e refazer as listas do que quero realizar e experimentar. E danem-se os padrões sociais para cada idade.

Marcadores:

5 Comentários:

Blogger Amélia disse...

Que lindo e verdadeiro D. Bona! Adorei! Vou botar sua foto de modelito novo aí no post.

12.1.12  
Blogger Dna. Bona disse...

Amélia!!! Ficou liiiiinnndooo! Obrigada! Seus pitacos coloridos sempre deixam maravilhoso qquer post.
Beijo
Ah! E adorei meu novo modelito! É a minha cara!

12.1.12  
Blogger Paula Bolzan disse...

Hehe, vai durar em Dna. Bona! Gosto de ler o que tu escreves!
Beijo

12.1.12  
Blogger Dorotéia Sant'Anna disse...

ELA diz que você não tem idade, Dona Bona!!! È de todos os tempos.

12.1.12  
Blogger tássia disse...

120 é uma boa expectativa de vida. todas deviam adotar a meta!

14.1.12  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial












A chic é Rosana
Não usa pretinho
pra não dar pinta





Denis
coluna tranqüila
e coração ereto






Tássia
pin up e lambe-lambe
Lambe cria






Dorotéia
só escreve em italic







Paula Bolzan






Nívea Bona
Marca compasso
Vem pro abraço






Marina Victal
Mineira apresenta armas
Espada em punho








Melhores de 2008
Em 2009 eu vou...
Melhores de 2009
Em 2010 eu vou...
Melhores de 2010
Em 2011 eu vou...
Melhores de 2011
Em 2012 eu vou...
Melhores de 2012
Em 2013 eu vou...
Enviado Divino
Meu Primeiro Professor









    I Clichê


    II Clichê


    III Clichê


    IV Clichê


    V Clichê


    VI Clichê




      Assinar
      Postagens [Atom]