quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Estação dos 30

Por onde começar: para uns jovem, para outros nem tanto. As articulações estão no lugar, mas o coração já sofreu com algumas revoluções, inundações e secas preocupantes. Um pouco dos encontros e dos desencontros pode ser desfiado e cardado na casa dos trinta. Casa em que tenho estado, não digo residido, porque se trata do tempo: estou, um dia não estarei mais – essa sensação de finitude tão presente aliada a outra: da vivacidade de não ter chegado ainda na metade da vida! Estar nesse tempo traz certa dose de tranqüilidade impossível nos anos anteriores. Descobrimos como nos manter em nossos sapatos e até cabemos, eventualmente, em nossas calças – um cinto ali, um elástico acolá – nada que nos faça querer tão desesperadamente estar em outro lugar.
Acho que é isso, nesse período queremos entender mais quem somos, porque os anos de convivência, de maneira geral, acomodaram a insatisfação sem nome do ser. Agora sou essa que vos fala: bom, que mais tenho a desvendar sobre o que pretensamente sou? Assim como quem não quer nada vamos construindo os caminhos – aprendendo a ser no mundo, com o mundo. Nada tão impossível, dramático, ou infalível. Tudo passa com alguma ansiedade e angústia, mas entendemos que amamos de maneiras diferentes pessoas distintas sem qualificativos (bom ou mau) ou quantitativos (mais ou menos). Amamos enfim, e sofremos com os finais racionalizados e com os fatais.
Muito fiasco, algum êxito, risadas e choros frouxos – quase nenhuma certeza depois das desilusões, dos ‘pitis’ e de descobrir que palavras o vento leva – que as atitudes são mais raras. E tem uma coisa curiosa: o que nos falavam por ditados começa a ficar límpido – se fossem tatuados os riscos de arrependimento seriam poucos. O meu preferido, gaudério da minha terra, na voz do meu avô:
- Larga de ser boba, guria, tá gastando pólvora em chimango?!*
É patroinha Amélia, mais uma com juízo! Sigo pensando, escrevi ontem e ainda não me dei por satisfeita, como aprendi lendo o Manoel de Barros, a palavra simplifica, só dá uma pista sobre o vivido. Capaz de escrever mais uma vez só pra aproveitar o modelito novo!
*chimango= nas tantas peleias no pampa, eram os sujeitos que ficaram ao lado do governo federal, seus rivais eram os maragatos. Gastar pólvora em chimango é fim da picada, investir no que não vale o preço da munição.

Marcadores:

3 Comentários:

Blogger Amélia disse...

Ah Dona Paula... a Senhora é muito equilibrada... Tem que enlouquecer antes dos 40!

12.1.12  
Blogger Dorotéia Sant'Anna disse...

UIA!!!! Disse tudo Amelinha!!!

12.1.12  
Blogger Dna. Bona disse...

Também acho! Desperuca, Paula!

12.1.12  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial












A chic é Rosana
Não usa pretinho
pra não dar pinta





Denis
coluna tranqüila
e coração ereto






Tássia
pin up e lambe-lambe
Lambe cria






Dorotéia
só escreve em italic







Paula Bolzan






Nívea Bona
Marca compasso
Vem pro abraço






Marina Victal
Mineira apresenta armas
Espada em punho








Melhores de 2008
Em 2009 eu vou...
Melhores de 2009
Em 2010 eu vou...
Melhores de 2010
Em 2011 eu vou...
Melhores de 2011
Em 2012 eu vou...
Melhores de 2012
Em 2013 eu vou...
Enviado Divino
Meu Primeiro Professor









    I Clichê


    II Clichê


    III Clichê


    IV Clichê


    V Clichê


    VI Clichê




      Assinar
      Postagens [Atom]