segunda-feira, 10 de março de 2008

Sobre envelhecer

Olha, eu nem devia estar aqui. Devia estar mudando de lugar as estantes atrás de mim, que um Trabalhador do Brasil está pra chegar a qualquer momento -ou não- pra mudar de lugar a parede atrás das estantes atrás de mim. Mas o que me faz postergar tão urgente tarefa e sentar-me à velha máquina movida a carvão? O "Fato" descrito por nossa amiga "envelhecida", segundo ela própria. Porque basicamente eu tenho horror ao envelhecimento. Não, não é coisa simplesinha assim como a Vera Fischer querer ser miss e cachorra ad eternum. Não. É coisa séria, braba, doentia: a velheira pra mim é indício de que Deus, de duas uma: ou nos odeia numa dimensão avassaladora ou é The Ultimate Sadist Ever, escarrapachado sobre fofas nuvens a rolar-se de rir, a cada pequenino grão de areia que atravessa o gargalo da ampulheta, da humana miséria. Como Deus pensou em cada detalhezinho sórdido do envelhecimento? Oxidação, deterioração, desgaste, falência etc etc? E, como se nada disso bastasse, na sua maior perversidade, a gravidade? Vocês já pararam de envelhecer por alguns segundos pra pensar sobre a gravidade da gravidade? É ela que derruba ferramentas fundamentais do aparatus seductoris humano. É. Cai tudo. Cai peito, cai bochecha, cai pálpebra, cai cabelo, cai bíceps, tríceps, quadríceps, cai o caraio. Principalmente. E quando me delicio com o horror que isso deve ser pros homens -sim, também eu sou mazinha em relação a esses espíritos rasteiros- tenho uma palhinha do prazer que Deus deve sentir ao ver zilhões de homens e mulheres, deploráveis filhos do pecado, a se debater diante da inapelável sucumbência física e mental. Deve ser um gostinho de vingança inebriante, faz idéia. Que cocaína, ecstasy, heroína, crystal meth, o escambau! O barato é ficar lá em cima tirando com a cara dos bestas aqui. Mas, ó gente de pouca fé, não é por mim ou por Jerusalém apenas que choro. Choro por muitos e por muitas. A velheira alheia me aflige tanto quanto a minha própria. Tem gente que, na minha frente prioritariamente, eu não queria ver envelhecer jamais. Um exemplo?

Brigitte Bardot

Tá, tá, eu poderia dizer Alain Delon. Ou Einstein, Eça, Oscar Peterson, Pavarotti, Gerard Butler, Carla Camurati, Sophia Loren... Só que a sinfonia de encantos que foi BB e o que ela se tornou, é, por acachapante, a primeira imagem que me vem quando pondero sobre a catástrofe humana. E pra piorar ela virou daquelas velhas tresloucadas que andam rodeadas por dezenas de cachorros babentos, ganidores e defecantes, imaginou? A gadelha decrépita, a maquiagem borrada, os olhos irremediavelmente estrábicos embaçados e aquele fedor de cachorro em demasia? É o Satanás.

Quem não se compadece disso? Deus, ao que parece. O próprio, a quem a criação de Brigitte sempre foi creditada e a respeito do que nunca manifestou contrariedade.

Sim, eu podia falar montes e montes sobre o tema. Desnecessarius est. Até o mais desavisado, o mais cretino, o mais alienado e imbecil dos humanos tem sobre o assunto visão precisa: envelhecer é uma merda. Poupai-me daquela estória da beleza interior, da poesia das cãs, da sabedoria, da experiência da idade, poupai-me. Confúcio seria bem mais interessante se tivesse a dentadura perfeita e o six-pack vívido e rijo do Rei Leônidas de 300, fala sério Gafanhoto...

E pra finalizar, não me venham com bisturi, botox, big boobs: essa porcariada toda que empapuça e desfigura não tem nada a ver com a gente ter vinte e tantos anos, os olhos claros, a carne dura, cabelos viçosos e a graça virgem de quem ainda não foi tocado pela ruína.

Quem puder e quiser esfole-se nas academias, pague ouro nas clínicas de estética, nos spas: estará atrasando o reloginho biológico em insignificantes momentos cósmicos, nada mais. Percebe? O musculinho do tchautchau nem nos muito magrinhos tem jeito que ajeite, chega uma hora balanga e pronto. O mal está feito. Nisso, rasgando o espaço, ouve-se um sonoro e tonitruante: hua hua hua hua

Marcadores:

9 Comentários:

Blogger Denis disse...

PUTA QUE PARIU !!! Esta é a minha velha e boa Sandra Eks!!! Cruel ... Cruela ...

10.3.08  
Blogger SARAH disse...

Dona Sandra ... que coisa ... se envelhecer é isso mesmo, já que querendo morrer no mês que vem! Bem fez Ayrton Senna!

10.3.08  
Blogger SARAH disse...

Outra coisinha Dona Sandra: os desenhos do blog vão mudar hoje mesmo - este aqui foi em homenagem ao Dia da Mulher. Tomara que a senhora se goste mais no novo desenho. Senão a gente troca. [o caso é que Dorotéia não quer de hipótese alguma largar a vassoura ... já tentei com ela, mas ...]
Obrigada

10.3.08  
Blogger Dorotéia Sant'Anna disse...

Porra meu!!!!! Precisa? Precisa???

10.3.08  
Anonymous Anônimo disse...

Sinhá do blogue:

mas tu arrumou uma fotenha da Brigitte Baranga que é de assustar o Satanás, hein? A que eu mandei ela tava meio no escuro, que era pra não chocar demais da conta. Irra! Depois eu que sou cruel...

10.3.08  
Blogger SARAH disse...

Ô Sinhá ... me desculpa, mas eu gosto de exclusividade ...se possível! Aquela foto que a Senhora mandou da BB já foi muito publicada. Achei que essa aqui era mais rara ... Mas tanto faz qto se tanto fez. A moça tá um caco de véia!

10.3.08  
Anonymous Anônimo disse...

E MARLON BRANDO?
ó, OUTRO DIA VI sUZANA VIEIRA DANDO TICHAU NA TV E NÃO BALANÇOU O TAL DO MUSCULINHO, NÃO. ACHO Q JÁ TEM UMAS TÉCNICAS AÍ, UMAS PINÇAS QUE DÃO NO BRAÇO.
LEMBRO DE UM AMIGO CUJO MAIOR PAVOR DE FICAR VELHO É O SACO FICAR CAIDAÇO rsssss. Ele diz q, se isso acontecer, vai mandar dar uma pinça em cada lado pra segurar. rsssssssssssssss
Mas é isso... envelhecer, quem não há de?...somente o que antes partir...

Ari

11.3.08  
Anonymous Anônimo disse...

Pois é...tenho um amigo que não suporta a idéia de ir a uma praia de nudismo. Depois confessou o porquê. Cá entre nós, não tem coisa mais democrática do que praia de nudismo. Ninguém olha se o teu peito caiu ou se a barriga é flácida, porque também o saco caiu, o bilau sumiu e por aí vai...

E óh Amélia, caco ou não, me explica aquele OLHO da BB? Olha a vida naquele olho!!!!

11.3.08  
Blogger Maria disse...

Meu Deus (ops...) é a visão do inferno! Aliás, pra que inferno?

17.3.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial












A chic é Rosana
Não usa pretinho
pra não dar pinta





Denis
coluna tranqüila
e coração ereto






Tássia
pin up e lambe-lambe
Lambe cria






Dorotéia
só escreve em italic







Paula Bolzan






Nívea Bona
Marca compasso
Vem pro abraço






Marina Victal
Mineira apresenta armas
Espada em punho








Melhores de 2008
Em 2009 eu vou...
Melhores de 2009
Em 2010 eu vou...
Melhores de 2010
Em 2011 eu vou...
Melhores de 2011
Em 2012 eu vou...
Melhores de 2012
Em 2013 eu vou...
Enviado Divino
Meu Primeiro Professor









    I Clichê


    II Clichê


    III Clichê


    IV Clichê


    V Clichê


    VI Clichê




      Assinar
      Postagens [Atom]